BIBLIOTECA CECÍLIA MEIRELES – Unidade Avenida Duque de Caxias

BIBLIOTECA RAFAEL CESAR DE SOUZA – Unidade Avenida Maringá

Expediente: de segunda a sexta-feira
Horário: das 8h às 17h50

Prestam atendimento aos alunos, pais, professores e funcionários.  Como recurso de ensino para incentivo à leitura, à pesquisa bibliográfica e à pesquisa para trabalhos escolares. O acervo atual da biblioteca contém livros e hemeroteca (seção com artigos de jornais e revistas, mapas).

Espaços climatizados com mesas para grupo de estudos, cabines com acesso à internet e um acervo atualizado constantemente, além de profissionais capacitados para orientar os alunos em suas pesquisas.

Objetivos

• Reunir, organizar e disseminar informações contidas em seu acervo bibliográfico, visando atender a consultas, estudos e pesquisas dos usuários do Colégio Maxi;
  • Orientar os alunos para que eles conheçam, localizem, manuseiem e pesquisem livros, revistas, enciclopédias e outras fontes de consulta, existentes ou não na Biblioteca; Orientar os alunos no uso da internet.

A Biblioteca escolar Cecília Meireles oferece atividades como:

• Serviços técnicos de preparação do material bibliográfico: seleção, aquisição, registro, classificação, catalogação, conservação e restauração;
  • Auxilia os alunos nas pesquisas em fontes impressas e digitais e no uso dos computadores, orientando-os em relação às normas de trabalhos escolares;
  • Assinatura de revista: Veja;
  • Assinatura de Jornais: Folha de São Paulo e Folha de Londrina;
  • Espaço reservado para a educação Infantil para aula de leitura semanal, e troca de livros;
  • Serviços de fotocópia;
  • Mural de informações com dicas de leitura, títulos das obras literárias de alguns vestibulares e informações sobre vestibulares.
  • A Biblioteca oferece provas atualizadas de várias universidades para fotocópia: UEL, PUC-PR, UFSC, UFPR, UNESP, ACAFE, UERJ, FUVEST, UNICAMP, UNIOESTE, UENP, UEM, ITA, UFRGS, ENEM, UEPG.

Normas de empréstimo

• Apresentar a carteirinha de acesso ao colégio;
  • Atender ao prazo de devolução do livro, estipulado no ato do empréstimo, de sete dias. Obs.: Atraso na devolução implicará ao aluno uma suspenção de dois dias a cada dia de atraso.
  • Os livros perdidos ou danificados deverão ser substituídos por um livro do mesmo título e autor, pelo usuário responsável por sua retirada.

Dicas de conservação

• Os livros são frágeis, portanto, nem sempre res
    istem a tombos, amassos, rasgos, dobraduras e riscos;
  • Para tirar um livro da estante, não o puxe pela quina superior, e sim pelo meio dele;
  • Folheie o livro pela parte central das páginas, evitando, assim, o surgimento de orelhas. O auxílio da saliva é prejudicial, pois torna o papel ácido;
  • Para manipular os livros, as mãos devem estar limpas;
  • Na Biblioteca é proibido a entrada de qualquer tipo de alimento;
  • Os resíduos alimentares atraem insetos.

Sugestão de sites

Regulamento da Biblioteca Cecília Meireles - clique aqui

O Colégio Maxi realizou, nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, o ...

29/06/2017