red-graphic
18/06/2024

FAMILY DAY MAXI GLOBAL SCHOOL: PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA

No dia 15 de junho, realizamos o Family Day do 1º semestre de 2024, no Maxi Global School. O evento, além de reforçar nosso compromisso com a educação, celebrou a parceria entre a escola e as famílias dos nossos alunos.

O Maxi Global acredita firmemente que a aprendizagem é uma via colaborativa, em que escola e família caminham juntas. Foi com essa convicção em mente que planejamos uma manhã repleta de atividades pensadas para proporcionar experiências educacionais significativas, para toda a comunidade escolar.

As famílias foram recebidas na escola com acolhimento, sendo convidadas a participarem de diversas estações espalhadas pelo Colégio. Cada estação pedagógica, desenvolvida por alunos e professores do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio, ofereceu uma oportunidade às famílias de explorarem diferentes áreas do conhecimento, por meio de projetos, oficinas interativas, exposições de trabalhos artísticos, apresentações teatrais e momentos de convivência.

Estações: projetos, exposições e apresentações

Na Estação Stencil, por exemplo, as famílias exploraram a técnica do stencil na arte urbana, com aplicações em spray, por meio de modelagens no papel kraft.

Na sala do 8º ano, a Estação Viajando para Cancún, transportou as famílias para o México, por meio de uma atividade lúdica, em que a sala de aula se tornou um avião, que decolou e apresentou as paisagens deslumbrantes de Cancún para seus passageiros.

Os projetos de expressões artísticas também tiveram destaque. Na escadaria verde, os alunos do 6º ano encenaram emoções inspiradas no “Emocionário”, enquanto os alunos do Itinerário de Linguagens apresentaram uma performance teatral, que provocou reflexões sobre a importância da arte na sociedade contemporânea.

A sala de arte também recebeu exposições de cerâmica, inspiradas na arte indígena, pelos alunos do 6º ano. E, nos corredores, estavam expostas cartografias urbanas e as releituras “Tarsila em três dimensões” e “Murais a Portinari” (9° ano).

Na quadra de esportes, a Estação Transportes e Propulsão trouxe a construção de arco e flecha, e uma oficina de veículos automotores com propulsão a energia potencial elástica, utilizando conceitos da Física, como tensão, elasticidade e trajetória (1ª série do Ensino Médio).

O trabalho dos alunos da 2ª série do Ensino Médio foi desenvolver duas baterias elétricas, uma com limões e outra com batatas, utilizando lâminas de cobre e zinco, como cátodo e ânodo.

Em Ciências da Natureza, as turmas de 1ª e de 2ª série se uniram para produzir um repelente caseiro, baseado na fórmula criada por universitários da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Foram realizados diferentes tipos de extrações do óleo de eucalipto das folhas de planta. A proposta do repelente foi conscientizar a comunidade escolar sobre a dengue. Além disso, os alunos também desenvolveram uma campanha contra o cigarro eletrônico, tendo como público-alvo jovens de 14 a 24 anos.

Inovação, tecnologia e sustentabilidade

No Programa de Inovação (Collaboratory), o Ensino Fundamental – Anos Finais criou a Estação Arquitetura e Espaços Sensoriais, pensando no envolvimento das famílias, em cada etapa do processo, desde a concepção e o design até a implementação e a operação. Confira:

  • Sensory Garden – 6º ano: jardim sensorial, que despertou os sentidos e a curiosidade científica.
  • Vertical Hydroponics – 7º ano: cultivo hidropônico vertical, que explorou a sustentabilidade e a ciência das plantas.
  • Copyright Factory – 8º ano: um espaço que focou no entendimento dos direitos autorais e na criatividade digital.
  • Multisensory Spaces: When the Architecture Involves All the Senses – 9º ano: espaços multissensoriais que integraram todos os sentidos na experiência arquitetônica.

Já os alunos do Ensino Médio cooperaram em atividades com uma abordagem integrada e prática para o aprendizado nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). Eles apresentaram a estação Aprofundamento Científico Digital, com dois projetos divergentes:

  • Mecanismos Sustentáveis – 1ª série: protótipo de energia eólica, produção de óleo essencial com fragrância de lavanda.
  • Desafios Conexões Globais – 2ª série: produção de fornos de pizza sustentáveis, com materiais de alumínio e papelão.

O Family Day do Maxi Global School trouxe intencionalidade pedagógica e experiências educacionais dinâmicas, por meio das estações. Cada momento foi uma celebração da cooperação e do aprendizado entre escola e família.