CATEGORIES
04/05/2023

INICIAÇÃO CIENTÍFICA E DIGITAL: PEQUENOS CIENTISTAS

A tecnologia digital é uma ferramenta poderosa para apoiar o ensino e a aprendizagem. No Maxi ela é inserida com intencionalidade pedagógica nas aulas, possibilitando assim o acesso a uma variedade de recursos e experiências de aprendizagem que não estariam disponíveis de outra forma, tornando o processo educativo mais diversificado e desafiador.

Na Educação Infantil ela está inserida dentro da ICD – Iniciação Científica e Digital, por meio de projetos que estimulam os alunos a explorarem o ambiente, a realizar experiências que aguçam a curiosidade para compreender como os fenômenos ocorrem, desvendando os mistérios das ciências por meio de recursos naturais e digitais.

E neste ano, durante o primeiro trimestre, os alunos estão desenvolvendo diferentes projetos alinhados aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que consistem em uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela ONU, para serem cumpridas até o ano de 2030.

Dentre os projetos, temos o Hora da Horta, em que os alunos conhecem e estudam uma variedade de plantas, os tipos de solo e a fotossíntese. Além disso, durante o projeto, os alunos realizam atividades práticas, como o plantio de leguminosas e de plantas aromáticas.

O projeto, ligado aos ODS, possui o objetivo de conscientizar as crianças sobre os impactos das ações humanas no meio ecológico. E ainda mostrar que os alimentos utilizados na alimentação de cada um são cultivados antes de estarem disponíveis nos supermercados.